Esporte Pedreira
15/04/2024 - Jogos Desportivos do Circuito das Águas Paulista 2024 #1      |      14/04/2024 - Torneio do Trabalhador 2024 #2      |      13/04/2024 - Taça EPTV de Futsal 2024 - #6      |      12/04/2024 - 3º Corrida União Santa Sofia #1      |      11/04/2024 - Torneio na Cancha de Bocha Savani 2024 #2      |      10/04/2024 - Copa Interclubes de Futsal Regional 2024 - #2      |      09/04/2024 - Campeonato de Voleibol da ADR #1      |      08/04/2024 - Torneio do Trabalhador 2023 #1      |      07/04/2024 - Três Tambores na Expo Guaçu 2024      |     

07/06/2017 - 7 anos atrás

Opinião: Vamos iniciar os treinamentos

Vamos iniciar os treinamentos

Os Jogos Regionais dos Idosos são eventos esportivos realizado no interior do Estado de São Paulo e na capital. Promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo em parceria com  Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social do Estado e municípios sede dos Jogos, o JORI (Jogos Regionais do Idoso) tem como objetivo estimular a prática de esportes a pessoas consideradas da “melhor idade”.

Apesar de tratar-se de uma competição, muitas cidades vão para os jogos apenas para o lazer, esquecendo-se que toda competição tem um custo. Os objetivos do JORI é  promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas: conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, valorizar e estimular a prática de atividade física, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.

Catorze modalidades diferentes e adaptadas para o público idoso são colocadas em disputas, tais como: Bocha, Atletismo (corrida), Buraco, Coreografia (dança), Damas, Dominó, Dança de salão, Malha, Truco, Natação, Vôlei adaptado, Tênis de mesa, Tênis e Xadrez.

O primeiro JORI (Jogos Regionais do Idoso) aconteceu em 1994, com a nomenclatura de “Caras e Coroas”. disputado no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista. O evento foi um sucesso e a secretaria de esporte de São Paulo, organizou outro encontro dos participantes em 1995, tendo como objetivo principal proporcionar ao idoso a socialização, integração e participação em um evento esportivo, competindo saudavelmente entre si e buscando a superação individual. O evento é competitivo, pois tem regulamento e premiação para os três primeiros colocados de cada modalidade.

Além dos esportes competitivos, o JORI proporciona ao idoso o esporte de lazer, pois ao alcançar a terceira idade o estimulo ao cérebro, que é fundamental para que o corpo e a mente se mantenham saudáveis. Jogos para idosos costumam ser uma boa opção de passatempo, mas também um exercício de lógica e raciocínio.

Algumas modalidades são eficazes na prevenção da perda de memória e alguns jogos, como o xadrez, domino, damas e buraco, oferecem não apenas momentos de diversão e interação, mas também um desafio de raciocínio e lógica.

Além disso, há as modalidades de competição que dependem de treinamento realizado durante todo o ano para que possamos fazer boa figura nos JORI.

Para que isso aconteça, portanto os clubes e núcleos da terceira idade deveriam formar grupos de treinamento durante todo o ano e por ocasião do JORI e do CIET fazerem boa participação.

Estes treinamentos, tem que se tornar uma rotina nos atletas de terceira idade de nossa cidade, para que nos próximos JORI e CIETI, tenham excelente participação.

Minha conclusão final - é preciso seriedade e encarar os JORI e CIETI com mais empenho, formando grupos bem treinados, que apresentam características semelhantes e dedicação a pratica esportiva.

(o texto apresentado é de inteira responsabilidade de seu autor/colunista)

Email: contato@esportepedreira.com.br

Comente e participe:

Veja outras notícias


Adilson Dorigati

Professor e desportista, milita atualmente na cidade como radialista e jornalismo esportivo. Sou fundador da Liga Desportiva de Pedreira.

Patrocinadores:

Ludi Sports

 

Sorveteria É D+

 

Hiper Loja

 

Decalcomanias Mayer

 

 

Esporte Pedreira

contato@esportepedreira.com.br

© Todos os direitos reservados - Esporte Pedreira 2024

Compartilhe:

© Todos os direitos reservados - Esporte Pedreira 2024