Esporte Pedreira

08/03/2017 - 10 meses atrás

Campeonato Barretos de Team Penning 2017

Pedreirense vem disputando competição em Barretos

O cavaleiro pedreirense Waldir Berloffa Junior (Juca), integrando o Rancho do Cowboy, da cidade de Jaguariúna, está disputando neste semestre, na cidade de Barretos, o Campeonato Barretos Team Penning 2017.

O campeonato que vem sendo disputado na Hípica do Parque do Peão, tem no total de 08 etapas até o mês de agosto, onde os trios melhores ranqueados garantem vagas na competição que acontece no tradicional rodeio de Barretos.

Nos dias 04 e 05 de março, Juca e seus parceiros (trio), na categoria Futurity Team Penning, disputaram a 3ª etapa do campeonato, se classificaram com o melhor tempo para a final, onde conquistaram a 3ª colocação. Na etapa anterior ficaram na 4ª colocação.

A competição possui mais de 600 trios em todas categorias e cada etapa são sempre disputadas em dois dias de provas.

O que é o Team Penning?

Esta história de Team penning (team = equipe / pen = curral) começou nos ranchos americanos e é um trabalho muito antigo e necessário para a rotina de tratamento dos animais. Era preciso separar o gado para dentro dos currais para a marcação, medicação, ou até transporte.

Hoje é uma competição de ritmo acelerado e excitante que dá a uma equipe de três cavaleiros de 60 a 90 segundos (dependendo da categoria) para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados.

No Brasil este tempo, hoje, não é mais de 90 segundos e sim de 120 seg. O tempo começa a ser contado quando o focinho do primeiro cavalo cruzar a linha de partida e termina com a rês no curral.

Um dos três bovinos que foi apartado do rebanho deve ser conduzido para um pequeno curral (pen) do lado oposto da arena. Os competidores devem separar o gado designado a eles, sendo os três bois com o mesmo número, tomando cuidado para não deixar que mais de quatro reses cruzem a linha de partida, o que resulta em desclassificação.

A chave do trabalho de equipe é os três competidores trabalhando em harmonia para separar os respectivos animais designados e conduzi-los ao curral mantendo o restante do rebanho para trás.

A modalidade foi incluída oficialmente em agosto de 2002, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (nos eventos anteriores a competição era feita paralelamente).

A raça do cavalo pouco importa, o importante é ter um animal treinado e ágil, porém, o cavalo mais usado é o quarto de milha, pela sua docilidade e facilidade no manejo do gado. Não importa também se o competidor é novo ou velho, veterano ou pouco experiente, homem ou mulher, a grande sacada é ter os olhos atentos e muita agilidade para guiar o cavalo e conseguir cumprir a tarefa.

Comente e participe:

Veja outras notícias


Rodeio

Patrocinadores:

Ludi Sports

 

Escola Via Brasil

 

Patão Carnes e Festas

 

VBWP

 

 

Esporte Pedreira

contato@esportepedreira.com.br

© Todos os direitos reservados - Esporte Pedreira 2018

Compartilhe:

© Todos os direitos reservados - Esporte Pedreira 2018