01/07/2016 - 8 anos atrás
Judocas pedreirenses retornam do Japão
Pedreirenses concluem estágio técnico no Japão
O intercâmbio aconteceu de 7 a 24 do mês de junho, incluindo duas cidades japonesas que são referências da modalidade.
Primeiro, a comitiva ararense treinou na Universidade Budô Internacional, centro de excelência esportiva, localizado no município de Katsuura. Lá, as atividades eram realizadas em dois períodos, com treinos físicos de manhã, e técnicos e táticos à tarde.
“Na Universidade Budô, participamos de diversos treinamentos, com randoris (lutas) e ne-waza (treino de chão). No total, nossos judocas realizaram 775 lutas, contra atletas locais do mais alto nível. Foram 4.396 minutos de intensos combates, que trouxeram grande aprendizado para todos”, ressalta Marcos Mercadante, chefe da delegação do Kimono de Ouro.
A comprovação de que o conhecimento estava sendo assimilado veio no dia 18, quando os ararenses participaram de um desafio de judô contra os atletas da Budô. No duelo Brasil x Japão, os brasileiros levaram a melhor, com quatro vitórias nas sete lutas disputadas.
Já no dia 19, a comitiva de Araras deu uma pausa nos treinamentos para participar de uma expressiva atividade cultural. Eles visitaram o Instituto Kodokan, primeira escola de judô, fundada por Jigoro Kano, em 1882, em Tóquio.
“Durante quase 20 dias, tivemos mais uma grande oportunidade de enriquecimento esportivo-cultural fora do Brasil. Conhecer o Japão, ainda mais com passagem pelo Instituto Kodokan, é um sonho de todo judoca. Felizmente, com o apoio expressivo de nossos patrocinadores, pudemos proporcionar essa experiência para mais sete integrantes do Projeto Kimono de Ouro. Por isso, todo agradecimento a eles é pouco!”, enfatiza o professor Mercadante.
Neste intercâmbio, a delegação do Projeto Kimono de Ouro foi formada pelos judocas Meire Elen Souza, Kayodê Alves, Igor Maximiano, Sandy Souza, Izabela Franco, Alexandre Santos e Cleber Machado.
(Assessoria de Imprensa/PKO)
Comente e participe:
Veja outras notícias